Foto: Charles Guerra (Diário)
Comandante da Aeronáutica, Nivaldo Rossato participou da criação da Sociedade dos Amigos das Forças de Defesa do Rio Grande do Sul
Mais de 50 representantes de entidades empresariais, Forças Armadas, universidades e autoridades santa-marienses estiveram reunidas, na tarde de hoje, no auditório do Diário, em Camobi, para o lançamento da Sociedade dos Amigos das Forças de Defesa do Rio Grande do Sul, a Soudefesa. Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da cidade por meio do melhor uso do potencial tecnológico e de conhecimento concentrado em Santa Maria, o ato de criação da entidade contou com a participação do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar, Nivaldo Rossato.
Campanha busca resgatar o patriotismo para o 7 de Setembro em Santa Maria
De acordo com o presidente do Soudefesa, o empresário Carlos Costabeber, diretor comercial do Diário, a estratégia do grupo é explorar a união entre sociedade civil, Forças Armadas e academia para atuarem como facilitadores. A ideia é que lideranças empresariais, educacionais, militares e do setor público estejam atentos às oportunidades de ações integradas entre UFSM, prefeitura e Forças Armadas.
- Sempre sentimos a falta que faz este relacionamento entre esses três orçamentos de Santa Maria que não conversam entre si. O que as Forças Armadas compram de Santa Maria é zero - explicou.
A entidade conta com representação de membros da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da prefeitura de Santa Maria, da Associação dos Municípios da Região Centro (AM-Centro), da Polícia Federal (PF) e da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism). O prefeito Jorge Pozzobom participou do lançamento.
Advogado de suspeito de assassinar modelo diz que jovem morreu de overdose
A iniciativa nasceu da visita de autoridades locais às instalações tecnológicas da Aeronáutica, em São Paulo, em abril. O modelo colaborativo foi inspirado na Sociedade dos Amigos da Aeronáutica de São Paulo (Somaero), desenvolvida na Região Sudeste. Desde abril de 2014, Santa Maria conta com o Polo de Defesa e Segurança, um conjunto de 27 empresas que têm potencial para desenvolver produtos e se tornarem fornecedores das Forças Armadas.
Para Rodrigo Decimo, presidente da Cacism e um dos diretores da Soudefesa, a entidade é complementar ao Polo de Defesa. O vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, que também faz parte da iniciativa, diz que o Soudefesa vem para potencializar a integração das atividades da universidade com a sociedade:
- Como uma instituição pública, temos o compromisso de prestar um papel social e o desenvolvimento da sociedade, que é quem detém o poder de nos demandar.
ONG Engenheiros Sem Fronteiras seleciona voluntários para 6 projetos
O QUE É
A Sociedade dos Amigos das Forças de Defesa do Rio Grande do Sul (Soudefesa) é a união de forças entre entidades da sociedade civil, Forças Armadas e universidades para promover o desenvolvimento social e econômico de Santa Maria e região
Quem integra
- Presidente - Carlos Costabeber (diretor comercial do Diário)
- Vice-presidente - Rubens Fogaça (empresário)
- Diretoria:
- Luciano Schuch (vice-reitor da UFSM)
- Tiago Marchesan (diretor do Centro de Tecnologia da UFSM)
- Rodrigo Decimo (presidente da Cacism)
- Tiago Gorski Lacerda (prefeito de Santiago e presidente da AM Centro)
- Getúlio Jorge de Vargas (delegado da Polícia Federal)
- João Ricardo Vargas (secretário de Mobilidade Urbana de Santa Maria)
- Conselheiros:
- Odilon do Canto (ex-reitor da UFSM)
- Celso Celidônio (juiz auditor da Justiça Militar)